Páginas

2008/12/21

Natal Sustentável


Uma boa saída para esse momento de desperdícios é pensar no reaproveitamento das embalagens, restos de alimentos e todos os materiais que possam ser reutilizados. Já pensou em criar embrulhos de presentes com materiais reaproveitados? É um ótimo exemplo e contribui para um Natal com menos resíduos.

Muitas caixas e embalagens utilizadas como embrulhos de presentes, principalmente nessa época, são materiais importantes para a criação de novas peças. E pra falar a verdade, com criatividade e bom gosto, podem virar produtos bonitos e diferentes, que além de úteis se mostram como um hábito de respeito ao meio ambiente.



Veja algumas dicas e idéias para as festas de fim de ano:

A embalagem da garrafa de vinho, que muitos ganham ou compram para ceia do Natal, pode virar uma linda luminária. Veja em Embalagem Sustentável e Rodrigo Barba .

E o que fazer com as rolhas das garrafas? Veja em Vila do Artesão .

Dica de castiçais feitos com garrafas: Aqui em Vila do Artesão .

Para decorar a casa com caixas de vinho...olha que bacana. Veja em Favoritos .

E as garrafas PET de refrigerantes utilizadas nas festas podem virar práticas vassouras, aqui em Recicloteca.

Com sobras de lãs e fios, você pode criar alegres enfeites para Árvore de Natal: Confira em Vila do Artesão.

Embalagens de papelão que iam parar no lixo podem se transformar em embalagens para presentes: Aqui em Arte Reciclada.

Faça sacolas de presentes a partir de caixas de leite: Veja como em Arte Reciclada.

Os pratos feitos para as festas de Natal e Ano Novo podem ter um toque especial com o aproveitamento integral dos alimentos. Ou depois das festas, aproveitar o resto dos alimentos também é muito interessante. Seguem alguns sites sobre essa prática, explicando sua importância para saúde, para o meio ambiente e que ainda contêm ótimas receitas. Aproveite! Veja como em Nutrição & Vida e Livro de Receitas .

É uma infinidade de idéias, que você pode criar ou copiar, para diminuir o grande lixo que é gerado não só na época das festas de fim de ano, como ao longo de toda nossa vida.

Vejam as reflexões de outro blog também preocupado com o Natal Sustentável e o Consumo consciente: Leia mais em O Futuro do Presente, aqui e aqui.

O GMC sempre contribuirá com idéias bacanas para transformar o que chamamos de lixo, em produtos diferentes, bonitos e com baixo ou nenhum custo!

Para concluir, veja que legal - quando estava terminando minha postagem, nas últimas pesquisas, vejam o que encontrei: O Faça Sua Parte iniciou uma campanha para que todos os blogs façam postagem sobre os excessos do Natal e o consumo consciente. Faça você a sua parte também nessa campanha simples, que pode trazer bons resultados!

Boas Festas e poucos resíduos...

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Marcelinha. Acabei de conhecer o seu blog e achei muito legais todas as dicas que você selecionou sobre sustentabilidade. Fiquei muito feliz de ver que a Vila do Artesão contribuiu com alguma coisa. Esse é o objetivo.
Desejo pra você um Natal abençoado e que as sugestões alcancem o maior número de pessoas.
Até breve.
Cris