Páginas

2009/01/08

Em busca de soluções


Apesar das facilidades que as cidades oferecem às pessoas, principalmente em comparação ao meio rural, pesquisadores da Universidade de Michigan atestam que a vida urbana deixa o cérebro exausto. Ok, não temos que plantar para comer, nossa vaca é um animal quadradinho e temos diversas tomadas para ligarmos nossos gadgets. Mas em compensação enfrentamos filas para tudo, não temos tranquilidade e a cada dia temos menos tempo para cuidarmos de nós mesmos. ar

Um dos grandes vilões da vida urbana das grandes cidades é o trânsito. Os engarrafamentos obrigam às pessoas acordarem mais cedo e gastarem mais horas de seu dia em deslocamentos de casa para o trabalho e do trabalho para casa. Os congestionamentos diários numa cidade como o Rio de Janeiro são provocados por três principais motivos: a carência de transporte de massa efetivo; o excesso de automóveis nas vias; e a concentração da oferta de trabalho em regiões centrais.

Sei que temos um sistema de transporte deficiente, mas uma das coisas que mais me irrita nos engarrafamentos é a quantidade de automóveis com uma só pessoa. Uma vez que a maioria tem o praticamente o mesmo destino, que mal haveria em oferecer carona para seus vizinhos de bairro? Além de tornar a viagem mais barata (partilha da despesa), essa poderia ser uma boa maneira de reduzir os engarrafamentos.

A Chevrolet desenvolveu o portal Carona Chevrolet - um locus onde pessoas de diversas cidades do país possam organizar grupos/comunidades de caronistas. Bela iniciativa, não fosse a empresa que está empreendendo - uma montadora de automóveis. Fica a dica, mas acredito que possamos nos organizar, utilizar as inúmeras redes sociais e outros meios da web 2.0 para que passemos a empreender por nós mesmos iniciativas como essa.

Nenhum comentário: