Páginas

2008/12/11

Dá pra relaxar nos dias de hoje?


Para dar a início a minha participação no GM Connection, escolhi um assunto batido: qualidade de vida. Porém, que preocupa pelo estilo de vida que levamos hoje. A vida está tão corrida, que reclamamos da falta de tempo, e esquecemos de nós mesmos todos os dias.

Devemos lembrar de parar um minuto do dia, para organizar nossas tarefas diárias, e incluir atividades para o nosso bem. Quem faz 15 minutinhos de meditação por dia? Parece besteira, mas faz uma diferença....e falando em diferença.....o que fazemos de diferente da nossa rotina corriqueira e atrapalhada ? Nada. Vivemos atropelando o tempo, e a nós mesmos. Como disse Edson Marques: "Tente o novo todo o dia" e acrescenta: "Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade." Podemos começar HOJE e quem sabe fazer coisas diferentes que se transformem num hábito.

Pesquisando sobre o tema encontrei um teste muito simples, e que além de mostrar como está a qualidade de vida, em cada assunto apresenta questões simples da vida que não damos a devida atenção. Coisas simples mesmo. Que respondemos: “Ah.... Não tenho tempo pra isso...” Não é mesmo ? É bom que cada linha do teste faça a gente refletir, o que estamos vivendo, e que planeta é esse. Que cobrança pela vida perfeita é essa, se nem temos tempo pra cuidar do nosso corpo e mente? Quer experimentar o teste? Clique aqui e confira.

Para quem se interessar de verdade pelo assunto, existe um estudo mais complexo da Organização Mundial da Saúde - OMS, que desvenda todo o conceito, e instrumentos da medida da qualidade de vida. Objetivo: “A busca de um instrumento que avaliasse qualidade de vida dentro de uma perspectiva genuinamente internacional fez com que a Organização Mundial da Saúde organizasse um projeto colaborativo multicêntrico. O resultado deste projeto foi a elaboração do WHOQOL-100, um instrumento de avaliação de qualidade de vida composto por 100 itens.” Neste projeto os usuários colaboram com suas informações e características de vida, esses dados são enviados para OMs, para uma análise global. A versão em Português é uma alternativa em que os estudos se propõem para avaliar a qualidade de vida no Brasil, e está disponível no site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/HCPA: WHOQOL-100

Para concluir, reflexões:

“Esta é a verdade: a vida começa quando a gente compreende que ela não dura muito”
Millôr Fernandes

“O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem”
João Guimarães Rosa

UPDATE: Obrigado Edson Marques pela correção da autoria do poema.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcelinha,


Agradeço por citar aqui partes do meu poema MUDE.


Pena que você diz que são "de Clarice Lispector".

Não são.


Livro Mude publicado pela Pandabooks, com prefácio de Antonio Abujamra.

Mude,
mas comece devagar,
porque a direção é mais importate que a velocidade.



Quando puder, alterar a citação da autoria, por favor.


Abraços, flores, estrelas..